TODA FÚTIL GOURMET: PÃO DE SOJA COM WHEY PROTEIN

15:31:00

Será que o pão, rico em carboidratos, realmente é o vilão das dietas? De acordo com a nutricionista Thaís Lorenzato o medo de acrescentar carboidrato nas dietas é muito comum e primeiramente é necessário lembrar que esta receita não tem valor calórico reduzido e que sua função é realmente ofertar calorias. 
A ideia da receita surgiu da necessidade de um pão que além de ofertar um alto valor calórico, pudesse também oferecer um conjunto de nutrientes de qualidade encontradas na semente de linhaça, na aveia, soja e na proteína do soro do leite isolada. É necessário lembrar que o excesso no consumo de nutrientes, seja proveniente desta receita ou de qualquer outra, sempre resultará no aumento de peso e de gordura corporal, ressaltou Thaís. 
Um dos principais ingredientes acrescentados ao pão é a whey protein isolada, pois ela apresenta um perfil de aminoácidos com alto valor biológico, elevadas quantidades de cisteína, leucina, triptofano e aminoácidos essenciais”, relatou Thaís. Sobre o sabor foi usada whey de baunilha para que não ocorresse alteração nas características finais da receita. “Acredito que o uso desta proteína em outros sabores como chocolate e morango podem influenciar características como odor e paladar, já os valores nutricionais não são alterados” afirmou. 
O segredo da receita é seguir todas as etapas, principalmente o preparo da soja, é necessário antes da homogeneização dos ingredientes que a soja esteja bem cozida e com todas as cascas retiradas. Portanto nada de achar que algumas casquinhas não irão estragar a receita, “O segredo é justamente este, seguir todos os passos!”, pontua Thais.
Ingredientes:
1,5kg de farinha integral orgânica
500g de farinha de trigo com fermento
500g de soja em grãos
420g de claras de ovo
240g de fermento biológico fresco
15g de sal
150ml de óleo de canola
7,5ml de adoçante dietético líquido
62g de whey protein isolada
500ml de leite desnatado
60g de semente de linhaça
30g de farelo de aveia
Modo de Preparo:
Soja 
Em um recipiente coloque a soja e cubra com água, deixe de molho por 1 hora, leve ao fogo até o ponto de fervura para que as cascas se desprendam; aguarde 15 minutos e escorra a água. Caso ainda existam cascas desprendidas troque a água até que todas as cascas sejam removidas.
Massa: Em um liquidificador misture metade dos ingredientes e na sequência o restante. Misture metade da soja, da clara de ovo, do fermento, do sal, do óleo de canola, do adoçante e do leite desnatado, misture até total homogeneização; em seguida repita com o restante dos mesmos ingredientes, junte ao conteúdo misturado anteriormente.
Em uma bancada higienizada espalhe metade dos ingredientes secos restantes: metade da farinha integral orgânica e de trigo, do fermento, do whey protein isolado, da semente de linhaça e metade do farelo de aveia. Aos poucos acrescente o conteúdo já misturado no liquidificador e o restante dos ingredientes secos, com as mãos sove todo o conteúdo até obter uma massa sem aderência às mãos e a superfície da bancada. o Modele a massa em pequenos pães e reserve por 20 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180°. Asse até dourar. Rendimento: Em média 35 a 40 pães de 100g cada
Valor Nutricional:
Carboidratos: 44g ou 15%
Proteínas: 16g ou 21%
Gorduras Totais: 8g ou 14%
O melhor e mais completo conteúdo sobre saúde, treinos, dietas, suplementação alimentar e muito mais você encontra na Revista SuplementAção!

Posts relacionados

0 comentários

Comentários
0 Comentários

>